O que fazer durante a quarentena?
- Karen Lessa
- 20 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Todos sabem que estamos enfrentando tempos difíceis, uma guerra contra o COVID-19. Para a felicidade dos brasileiros, este vírus possui uma taxa de letalidade menor para nós do que comparada à outros países.
Durante este período deve-se manter a higiene pessoal em dia e evitar contatos físicos com outras pessoas, até mesmo atos como cumprimentar e permanecer no mesmo ambiente. Também deve-se atentar quanto ao alto tempo de meia vida do vírus no ambiente e em locais os quais podemos ter contato, como plástico e metal.

Como cirurgiã-dentista, podemos realizar atendimentos de urgência, com tanto que mantemos o uso de equipamentos de proteção individual e os locais de atendimentos limpos e esterilizados. Mesmo porque não sabemos onde o paciente este nos últimos dias e nem com quem ele teve contato, já que se trata também de uma transmissão comunitária, devemos nos proteger ao máximo, mesmo sendo difícil com o uso da alta rotação, sabemos que estamos em alto grau de exposição.
Porém, mesmo cumprindo todas as prevenções e ficando apenas em casa, estamos tomando uma medida para não sermos contaminados todos no mesmo momento, pois assim não teriam leitos suficientes. Então, como se previnir para essa guerra sem fim? Já que uma vacina demora pelo menos 1ano e meio para ser confeccionada e até lá já deveríamos prever a mutação viral. Sendo assim estamos diante de um quadro de crise, sim. Mas devemos tomar todas as precauções possíveis, pois sabemos que ficar em casa até 2021 não é uma opção. Então ficamos assim, aguardando o tempo, com fé e esperança de que tudo isso tenha um fim o quanto antes, mesmo sabendo que mesmo que acabasse agora, ainda teríamos algumas contaminações até o final do ano, então o certo é manter os cuidados até termos de fato um tratamento adequado para tal, o que realmente mudaria o rumo e nos tranquilizaria.
Por tanto, vamos ter paciência e aguardar o que poderá ser feito.
Enquanto isso, nos divertimos em casa e organizamos atividades prazeirosas.
O que fazer durante o período de quarentena?
1- Meditação: a meditação conecta a alma no seu mais profundo ser, libera uma sensação de renovação incomparável. Separe 5minutos do seu dia e desfrute deste momento.
2- Yoga: associado à meditação nos permite uma elasticidade corporal maravilhosa, além de equilíbrio e tranquilidade.
3- Exercícios: Que tal usar o saco de arroz para algo diferente de refeição? A liberação de endorfina, encontrada no chocolate, além de nos permitir a sensação de felicidade, ajuda o sistema imunológico. Poderá utilizar alguns mantimentos como peso para praticar uma sequência de hit de exercícios (tenho até um vídeo que postei no Instagram e lá poderá se inspirar).

4- Lives: as famosas lives do instagram e youtube estão com tudo! Muitos artistas entraram no ritmo e estão fazendo shows incríveis para você curtir em casa, no sofá e de chinelo, quer melhor? E ainda poderá contribuir para fazer doações para aqueles que necessitam.
5- Cozinhar: uma atividade relaxante e cheias de surpresas, é a cozinha, a qual poderá compartilhar com a família. Que tal fazer aquelas receitinhas que tem guardado nos salvos do seu instagram?
6- Organização: já colocou seu armário em dia este ano? Parece um bom momento para organizar as roupas e sapatos.
7- Estudar: existem vários cursos sendo disponibilizados por plataformas online, assim poderá estudar algo, até mesmo aprimorar sua profissão.
8- Atividades em família: Curta o que você tem de melhor, sua família. Não perca cada segundo!
9- Vitamina D: uma super aliada da imunidade, tomar sol, com segurança claro, use protetor solar. Faz muito bem à saúde alguns minutinhos de sol todos os dias.
10- Religião: independente de religião, peça ao seu protetor para que tudo isso acabe logo e que você e sua família fiquem bem.
Espero que tenham gostado das minhas dicas, estou praticando basicamente tudo isso ao mesmo tempo porque não aguento ficar parada. Aliás, quem odeia tédio e não tem paciência? Eu também sou assim, mas vamos manter a calma e não adianta criar pânico neste momento. Fiquem bem, se cuidem, fiquem em casa e mantenham todas as precauções.
Muito obrigada!
Karen Lessa